ITALIA 2022 - Setembro 2022
Lombardia, Emilia Romagna, Umbria, Toscana, Ligúria

20 / 13 Noites

Roteiro Dia-a-Dia

1º Dia

05/09 – Segunda-feira - PORTO ALEGRE/SÃO PAULO /MILÃO

Apresentação no aeroporto Internacional Salgado Filho para embarque com destino a São Paulo no voo da Latam LA 3469, saída às 13h25min. Chegada em São Paulo às 15h05min. Conexão para Milão no voo LA 8072, saindo às 17h20min.

2º Dia

06/09 – Terça-feira - MILÃO

Chegada em Milão às 09h45min. Trâmites alfandegários e traslado ao hotel. Diária disponível a partir das 14 horas. Restante do dia livre.

3º Dia

07/09 – Quarta-feira - MILÃO

Café da manhã no hotel. Em horário oportuno, saída para visitas aos principais pontos turísticos de Milão. A segunda cidade da Itália, capital financeira e da moda italiana, com aproximadamente três milhões e duzentos mil habitantes e fundada pelos romanos, é a capital de região da Lombardia. Em nosso tour, teremos a oportunidade de visitar a Duomo, a Galeria Vittorio Emmanuele, o Teatro La Scala, um dos dez melhores teatros de ópera do mundo. Ao término, retorno ao hotel e restante do dia livre. Uma ótima opção é um passeio pela famosa e elegante região do quadrilátero da moda.

4º Dia

08/09 – Quinta-feira - MILÃO/BOBBIO/PLACENCIA/CREMONA

Café da manhã no hotel. Em horário oportuno, saída para Bobbio, localizada a 118 km de Milão. um dos burgos medievais mais bonitos da Itália.
Bobbio, uma pequena cidade a 272 metros de altura e com apenas 3500 habitantes, na região dos Apeninos, na província de Piacenza, Emilia-Romagna e a 2 horas de Milão, é famosa pela longa Ponte del Diavolo (Ponte do Diabo) no rio Trebbia, a qual guarda muitas lendas. A região é habitada desde os tempos pré-históricos e se torna um importante centro a partir da colonização romana, quando a ponte é construída para se tornar, no início da Idade Média, um dos centros mais importantes do monaquismo ocidental.
Ao término, continuação para Placencia, a 44 km. Breves visitas. A cidade data da época do Império Romano, quando se chamava Plasencia. Conservou uma bela herança arquitetônica da Idade Média e da Renascença.
Continuação para Cremona, localizada a 36 km. Chegada e visitas. Com cerca de 70 mil habitantes, é conhecida como a "Capital Mundial do Violino", por ser a terra de Antonio Stradivari (mais conhecido pelo nome em latim Antonius Stradivarius), célebre luthier italiano por seus violinos e instrumentos de corda. A cidade abriga o Museu do Violino, que expõe antigas coleções, peças muito raras e mostra como é feito este instrumento precioso e a sua evolução. A Catedral de Cremona é uma das maiores e mais bonitas da Itália, com uma torre (il Torrazzo) com 112 m de altura, sendo a segunda mais alta do país. A cidade é atravessada pelo rio Po, importante via fluvial usada desde os tempos medievais para o tráfego e o comércio. Está localizada numa área rica e fértil, famosa por suas carnes, frutas, verduras, castanhas e amêndoas. Terra de muitos sabores, a culinária cremonese é famosa pela Mostarda de Cremona, que serve de acompanhamento para carnes e queijos. Além disso, o delicioso torrone clássico teria sido inventado por lá. Hospedagem.

5º Dia

09/09 – Sexta-feira - CREMONA/PARMA/MODENA/BOLONHA

Café da manhã e saída para Parma, a 67 km. Chegada e visitas. Os edifícios românicos, inclusive a Catedral de Parma, pintada com afrescos, e o batistério em mármore rosa, adornam o centro da cidade, que, provavelmente, foi fundada e nomeada pelos etruscos. A colônia romana foi fundada em 183 a.C,, juntamente com Mutina (Modena); 2.000 famílias foram assentadas. Parma tinha uma certa importância como eixo rodoviário sobre a Via Aemília e a Via Claudia. Tinha um fórum, no que hoje é a praça central Garibaldi. Em abril de 43 a.C., a cidade foi destruída. Posteriormente, Augusto a reconstruiu. Durante o Império Romano, ganhou o título de Julia, por sua lealdade à casa imperial. A Biblioteca Palatina abriga a maior coleção de manuscritos hebraicos da Itália e a segunda maior do mundo depois da Biblioteca Bodleian em Oxford.
Continuação para Modena, localizada a 61 km. Chegada, almoço e visitas. A apenas 60 km de Bolonha, a cidade é cheia de tradições artístico-culturais e gastronômicas. Além de filhos ilustres, o local também é a terra do Lambrusco, do queijo Parmigiano Reggiano e do verdadeiro aceto balsâmico. Antiga cidade de origem etrusca, Modena foi uma colônia romana em 183 a.C. É atravessada pela antiga estrada romana Via Emilia, que abriga os principais monumentos e os pórticos que, durante o inverno, permitem às pessoas transitarem no centro da cidade abrigadas da chuva e do frio. Em Modena, está uma das mais antigas universidades do mundo, a Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, fundada em 1175. Cinco séculos depois de abrir as portas, o centro de estudos começou a se expandir, tornando-se tradicional por seus cursos de economia, medicina e direito. Na Biblioteca Estense, estão milhares de volumes históricos e 3.000 manuscritos. Antigo e moderno se mesclam nas ruas do centro da cidade, com casinhas de cores vibrantes destacando-se entre os inúmeros prédios históricos que a cidade abriga. A atmosfera medieval da cidade pode ser sentida na Piazza Grande, o principal ponto turístico de Modena. Em meio à arquitetura da Idade Média, cafés e lojas compõem um cenário que transcende milênios, proporcionando ao visitante uma verdadeira viagem pelo tempo.
Ao término, continuação para Bolonha. Chegada e hospedagem.

6º Dia

10/09 - Sábado - BOLONHA

Café da manhã e saída para visitas. Também é conhecida como La Rossa (A Vermelha): os prédios medievais de terracota e ornamentados com pórticos que cobrem as calçadas da cidade são sua marca registrada. Além dos arcos que servem como cobertura para as caminhadas quentes do verão e para os dias chuvosos, Bolonha também é conhecida pelas duas torres inclinadas – construídas por ricaços da cidade, que queriam demonstrar seu poderio; hoje elas estão tortas e uma delas (a degli Asinelli) é aberta à visitação. Outro destaque arquitetônico da cidade é o Santuário della Madonna di San Luca. É também uma referência cultural, tanto por sua universidade, a mais antiga da Europa, fundada em 1088, e que teve entre seus alunos gênios como Dante Alighieri, quanto por sua programação de eventos, que inclui um dos melhores festivais de jazz do continente. Ao término de nosso city tour, retorno ao hotel e restante do dia livre.

7º Dia

11/09 - Domingo - BOLONHA/FERRARA/RAVENA

Café da manhã no hotel. Tempo livre. Em horário oportuno, saída em direção a Ferrara, localizada a 46 km de Bolonha.
Desde 1995, Ferrara entrou na lista de patrimônio mundial da Unesco e não é difícil entender o porquê. Sob o domínio da poderosa família D´Este, a cidade conquistou o status de uma das cortes mais influentes da Europa. Esta dinastia, composta por personalidades que entraram para a história como déspostas e eruditos, teve o mérito de transformar a cidade em um importante polo intelectual e artístico, um importante centro de arte e cultura, bem como uma das mais belas cidades da Emilia-Romagna. Seu elegante centro histórico é cheio de monumentos importantes. A cidade foi um dos centros mais importantes da Renascença na Itália, frequentada por artistas, escritores e cientistas famosos. A antiga Ferrara está hoje dividida entre a área da Renascença e a cidade medieval.
Ao término de nosso passeio, saída para Ravena (78 km).

8º Dia

12/09 – Segunda-feira - RAVENA

Café da manhã e saída para visitas. Ravenna preserva maravilhas de valores excepcionais! É uma cidade extremamente elegante, erudita e muito, mas muito cultural, destino de muitos escritores e poetas, com seus versos irretocáveis sobre esse lugar incrível. O que mais caracteriza Ravena é seu incrível conjunto de admiráveis mosaicos, reunidos nos principais monumentos religiosos cristãos e bizantinos da cidade. Ravena, de fato, apresenta-nos um passado glorioso, já que foi capital de três impérios diferentes: o Império Romano Ocidental, o Império de Teodorico, rei dos Godos, e também capital do Império Bizantino na Europa, cujo passado é um testemunho valioso em suas fascinantes basílicas e batistérios.

9º Dia

13/09 – Terça-feira - RAVENA/SÃO MARINO/GUBBIO/ASSIS

Café da manhã e saída para San Marino, localizada a 82 km. Chegada e visitas. Este pequeno país incrustado no território italiano, na costa do Mar Adriático, tem um charme medieval fascinante: são ruas, pequenas vielas de paralelepípedo e castelos no alto de um penhasco com vista para o mar. Considerado o terceiro menor país da Europa, perdendo até para o Vaticano e Mônaco. San Marino é considerado o Estado Nacional mais antigo do mundo, tendo sido fundado em 3 de setembro de 301 pelo diácono Marinho, que era oriundo de uma das ilhas da costa da Dalmácia. Visitas e continuação para Gubbio (143 km).
Gubbio é uma pequena e linda cidade medieval murada na Úmbria, no centro da Itália. Está localizado a nordeste de Perugia, nas encostas do Monte Ingino. A história da cidade remonta à época pré-romana. Circundada por muralhas com seis portas de acesso que foram erguidas por volta do século XIII. Fora dos muros de Gubbio, ainda existem vestígios de um anfiteatro romano do século I d.C., que testemunha esse importante período histórico.
Após visitas, continuação para Assis (49 km). Chegada e hospedagem.

10º Dia

14/09 – Quarta-feira - ASSIS

Café da manhã no hotel. Após, saída para visitas às Basílicas de São Francisco e Santa Clara, dentre outras atrações. Ao término, retorno ao hotel. Conhecida como Asisium durante o período romano, situada entre as encantadoras colinas de Úmbria, nas encostas do Monte Subásio, surge a maravilhosa cidade de Assis.Não seria exagero chamar Assis de Cidade Santa. Afinal, São Francisco e Santa Clara, dois dos santos mais cultuados pelos católicos, nasceram aqui, bem no centro do mapa italiano. Tais acontecimentos fazem do lugar um importante ponto de peregrinação religiosa, concentrado nas basílicas construídas em homenagem a cada um dos ídolos beatificados

11º Dia

15/09 – Quinta-feira - ASSIS/CORTONA/AREZZO/MONTEPULCINO

Café da manhã e saída para Cortona, localizada a 70 km. Chegada e breve passeio. Conhecida em especial depois que se tornou o cenário do filme “Sob o sol da Toscana”, Cortona é uma cidade cheia de história e que oferece uma excelente combinação de arte, natureza e uma deliciosa gastronomia. Localizada na província de Arezzo, Cortona é uma atrativa localidade da bela região da Toscana que é capaz de encantar seus visitantes com suas belas ruas de origem medieval e a incrível paisagem natural que a envolve. Ao término da visita, saída para Arrezo, localizada a 33 km.
Arezzo é o tipo de cidade que agrada a todos que a visitam: bonita, charmosa e cheia de história, é o tipo de cidade onde todos se sentem bem e, quase sempre, querem voltar! A catedral de Arezzo é imperdível! Fica no topo da colina, perto da Fortaleza da cidade e dos jardins. Por sua localização privilegiada, é possível avistá-la de toda a cidade. É uma das cidades mais ricas da Toscana, localizada no sudeste, no topo de uma colina, no cruzamento de quatro vales: Val Tiberina, Casentino, Valdarno e Val di Chiana. Uma cidade tranquila, pátria de um dos grandes artistas do renascimento, Giorgio Vasari, e que contém belezas arquitetônicas e artísticas importantes.
Após visitas, seguiremos para Montepulcino (53 km).

12º Dia

16/09 – Sexta-feira – MOTEPULCINO

Café da manhã e saída para visitas.
Montepulciano é uma daquelas cidadezinhas que fica na memória depois de ser visitada. Certamente é uma das joias da romântica região da Toscana Uma excelente base para quem pretende explorar uma das regiões mais famosas da Toscana, o Val D’Orcia, com suas famosas paisagens rurais, colinas verdejantes, cidades e vilas no topo de montanhas, é tombado como Patrimônio pela UNESCO. A cidade de Montepulciano fica localizada no alto de uma colina e é uma cidade medieval que se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e, claro, pelos famosos Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itàlia e Vinho Rosso de Montepulciano. Ao término, retorno ao hotel. Tempo livre.

13º Dia

17/09 - Sábado - MONTEPULCINO/SIENA/FLORENÇA

Café da manhã e saída para Siena, localizada a 66 km. É uma daquelas cidades que ocupam um lugar especial no coração de quem visita a Itália. É que o destino não encanta somente por sua história e passeios, mas também por sua cultura e tradição. O Centro Histórico de Siena é um lugar único. Poucas mudanças aconteceram por lá desde a Idade Média, quando foi construído. Por isso, andar por suas ruelas escuras e estreitas é como voltar no tempo. Um burgo medieval onde a história e a tradição são preservados até os dias de hoje. Siena é assim, uma pequena cidade medieval, de aproximadamente 54 mil habitantes, que se tornou uma das etapas obrigatórias da viagem pela Toscana.
Ao término das visitas, seguiremos para Florença. (84 km). Chegada e hospedagem.

14º Dia

18/09 - Domingo - FLORENÇA

Café da manhã no hotel e saída para visita aos principais pontos turísticos da cidade. Um local que respira arte, cultura, beleza, sabores e aromas, esta é Florença! A cidade é considerada o berço do Renascimento italiano e uma das cidades mais belas do mundo. Tornou-se célebre também por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, que é um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna tem várias influências.
Ao término, retorno ao hotel.

15º Dia

19/09 – Segunda-feira - FLORENÇA/SAN GIMIGNANO/FLORENÇA

Café da manhã e saída para San Gimignano, localizada a 69km. Desenvolvida desde o século X sobre um monte de 334 metros de altura, com imbatível vista para o Vale de Elsa, San Gimignano é uma das preciosidades da Toscana. Está entre as cidades turísticas mais graciosas da região. Com arquitetura medieval muito bem conservada, tornou-se famosa não só pela beleza, mas devido a suas altas torres construídas por volta do século XIV – o que não era tão comum na época. Enquanto a maioria das cidades possuía uma torre de vigia, San Gimignano chegou a ter 72, já que foi rota de peregrinação até Roma durante a Idade Média.
Ao término, retorno ao hotel.

16º Dia

20/09 – Terça-feira - FLORENÇA/LUCA/FLORENÇA

Café da manhã e saída para Luca, localizada a 94 km.
A Itália é realmente cheia de surpresas agradáveis. Assim é Luca, na região noroeste da Toscana. À primeira vista, parece uma cidade pequenina. Mas, basta atravessar suas muralhas ainda tão bem preservadas e começar a caminhar que logo se entende porque tantas bicicletas circulam por ali. Suas ruelas medievais, de traçado aparentemente regular, guardam labirintos complicados. É preciso arranjar um mapa logo ao chegar, além de manter a atenção e ter disposição para andar (ou pedalar). Assim, fica fácil desvendar os mimos arquitetônicos que Luca guarda com tamanho cuidado. Afinal, cinco quilômetros de muros de pedra foram construídos no século XVI para proteger a cidade que, felizmente, não se envolveu em nenhuma batalha. E, por isso, mantém intacto o traçado da antiga colônia romana fundada em 180 a.C.
Visitas e retorno para Florença

17º Dia

21/09 – Quarta-feira - FLORENÇA/PISA/ MONTEROSSO

Café da manhã e saída para Pisa a 118 km
Chegada em Pisa e visita ao local mais emblemático da cidade, a famosa torre inclinada; o cilindro de mármore branco de 56 metros, que já tinha certa inclinação quando foi concluído em 1372, é a torre do sino da catedral romanesca de mármore listrado adjacente, situada na Piazza dei Miracoli. Na praça também estão localizados o Batistério,
Após visitas, continuação para Monterosso (114 km). Uma das cidades que integra a região da Ligúria conhecida por Cinque Terre que é um conjunto de pequenas cidades centenárias localizadas a beira mar

18º Dia

22/09 – Quinta-feira - MONTEROSSO

Café da manhã e saída para visitas
Visitas e passeio de trem pela região incluindo as cidades de Portovenere, Riomagiore e Corniglia par chegar a Spezia e retorno a Monterosso para pernoite

19º Dia

23/09 – Sexta-feira – MONTEROSSO / Genova

Café da manhã e saída para visitas a cidade de Manrola, Vernazza.
Após visitas, continuação para Genova (90 km). Chegada, visitas e hospedagem.
Genova é uma cidade portuária e a capital da região de Ligúria, no noroeste da Itália. É conhecida pelo papel central que desempenhou no comércio marítimo durante vários séculos. Na cidade velha, encontra-se a Basílica românica de São Lourenço, com sua fachada com riscas brancas e pretas e um interior repleto de afrescos. Vias estreitas abrem-se para praças monumentais como a Piazza de Ferrari, onde se encontra uma emblemática fonte em bronze e a casa de ópera Teatro Carlo Felice.

20º Dia

24/09 – Quinta-feira - GENOVA/MILÃO/SÃO PAULO/PORTO ALEGRE

Café da manhã e saída para Milão. Chegada diretamente ao aeroporto para embarque com destino a São Paulo. Em São Paulo, após trâmites alfandegários, conexão para Porto Alegre. Fim de nossos serviços.

Fotos

Preços e Tarifas por Pessoa

Datas de Saídas

05/09/2022

Preço Inclui

-   16 noites de hotel categoria 4* com café da manhã incluído em apartamento standard;
-   traslados de chegada e saída;
-   transportes em ônibus de turismo;
-   guia acompanhante desde o Brasil;
-   passeios mencionados no roteiro;
-   ingressos em atrações mencionadas;
-   guias locais;
-   maleteiros (uma mala por pessoa);
-   gorjetas  para guias e motoristas;
-   seguro-viagem (consulte coberturas, e adicionais por idade e doenças).

Preço Não Inclui

- Taxa de turismo a ser paga pelo hóspede diretamente no hotel;
- Excesso de bagagem;
- Despesas pessoais;
- Dada que não esteja mencionado como incluído;
- Despesa com documentação.
 

Observações

Parte Terrestre:
Em apartamento duplo:  A consultar
Suplemento para apartamento individual:  A consultar

Parte Aérea: Latam 
A partir de USD 1.195 + taxas

Hotelaria Prevista

CIDADE
Milão
Cremona
Bolonha
Ravenna
Assis
Montepulciano
Florença
Monterosso
Genova