Bulgária, Romênia e Moldávia
Sofia, Plovdiv, Veliko Tarnovo, Varna, Bucarest, Sibiu, Bistrita, Gura Humorului, Iasi, Chisinau, Brasov

25 / 24 Noites

Roteiro Dia-a-Dia

1º Dia

06/09/18 - PORTO ALEGRE / SÃO PAULO / PARIS

Apresentação no Aeroporto Internacional Salgado Filho para embarque com destino a São Paulo. Chegada em Guarulhos e conexão com o voo da Air France AF 457, saída às 15:15, destino Paris.

2º Dia

07/09/18 - PARIS / SOFIA

Chegada ao Aeroporto Charles de Gaulle às 07:35. Conexão com o voo AF 5030, saída às 10:20 com destino a Sofia. Chegaremos na capital da Bulgária às 14:05. Recepção por nosso representante, apresentação do guia e traslado ao hotel. Tempo livre e, à noite, Jantar de Boas Vindas.

3º Dia

08/09/18 - SOFIA

Após o café da manhã, saída para visitar o centro da capital, incluindo a Rotunda de São Jorge, datada do século IV e em estilo bizantino, o Museu Arqueológico Nacional, o Teatro Nacional, a Igreja Russa de São Nicolau, a Praça do Parlamento, a Catedral de Alexander Nevski, maior catedral ortodoxa dos Balcãs, com a famosa coleção de ícones, a igreja russa Saint Nikolas, a Mesquita Banya Bashi e as ruínas da Serdica, da época dos Trácios. À tarde, visita à famosa Igreja Boyana, Patrimônio da Unesco.

4º Dia

09/09/18 - SOFIA / RILA / PLOVDIV

Após o café da manhã, saída em direção ao Mosteiro de Rila, declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade e o maior e mais importante entre os 120 mosteiros que há na Bulgária, fundado no início do séc. X. A visita do Mosteiro começa pelo Museu onde estão expostas as imagens antigas, cofres para as relíquias de prata e objetos para o culto. À tarde, chegada em Plovdiv. Esta cidade foi um importante entreposto para as rotas comerciais entre o Oriente Médio e a Ásia Central rumo à Europa. Pela sua posição geográfica, foi cobiçada por vários povos, como Romanos e Otomanos, que deixaram diversos vestígios de suas culturas. Várias ruínas de diferentes épocas foram conservadas nesta encantadora cidade. Hospedagem e jantar.

5º Dia

10/09/18 - PLOVDIV / HINDLIYAN / BACHKOVO / PLOVDIV

Após o café da manhã, saída para conhecer a segunda cidade em população da Bulgária. Visitaremos a parte antiga da cidade com suas ruas estreitas, as muralhas e o teatro Romano, o antigo estádio de Philippopolis, assim como pitorescas casas dos séculos XVII e XVIII, a Igreja dos Santos Constantino e Elena, o Museu Etnográfico, as casas-museus de Hindliyan e Balabanov. Saída até o Mosteiro de Báchkovo, o segundo em tamanho e importância no país e o mais bonito depois de Rila. Retorno ao hotel em Plovdiv e pernoite.

6º Dia

11/09/18 - PLOVDIV / KAZANLAK / SHIPKA / ETARA / VELIKO TARNOVO

Após o café da manhã, saída para Kazanlak, localizado no Vale das Rosas. Próximo ao centro da cidade, em um parque, encontra-se o famoso Túmulo Trácio, datado do final do séc. IV a.C. e descoberto casualmente em 1944. Na verdade, visita-se uma réplica idêntica, construída em 1974. A tumba está coberta por afrescos que representam cenas de batalhas. Todo o complexo é tipicamente helenístico e o mais rico de todos na antiga Trácia. É considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Na aldeia de Shipka, visita-se a famosa igreja russa, cujas cúpulas douradas são vistas da cidade de Kazanlak. Saída até o Museu Etnográfico ao ar livre “Etara”. Trata-se de uma cidade artesanal construída nos anos sessenta do séc. XX que mostra as atividades artesanais dos séculos XVIII – XIX. Pode-se ver como se fazem os tecidos e as famosas almofadas, como se confeccionam os instrumentos musicais, etc. Continuação até a cidade de Veliko Tarnovo. Chegada ao hotel para jantar e pernoite.

7º Dia

12/09/18 - VELIKO TARNOVO / ARBANASI / VELIKO TARNOVO

Após o café da manhã, visita a Veliko Tarnovo e seus arredores: a Loma Real de Tsarevets e a Fortaleza. Visita ao mercado medieval de artesanato e Asen´s Monument. À tarde, visita a uma das mais autênticas vilas, Arbanasi. Retorno a Veliko Tarnovo e pernoite.

8º Dia

13/09/18 - VELIKO TARNOVO / NESSEBAR / VARNA

Após o café da manhã, saída para Nessebar. Localizada junto ao Mar Negro e uma das mais antigas cidades da Bulgária e maior cidade de veraneio do Mar Negro, na costa da Bulgária. Chamada constantemente de "Pérola do Mar Negro" e “Dubrovnik da Bulgária”, Nessebar é uma cidade-museu rica em história, com mais de três milênios de idade. É um dos principais destinos turísticos e portuários do Mar Negro, tornando-se uma região extremamente popular, com vários resorts. Tempo livre para almoço. Após, visita e prosseguimento para Varna. Chegada, hospedagem e jantar.

9º Dia

14/09/18 - VARNA / RUSE / BUCARESTE

Após o café da manhã, saída para uma visita a Varna, que é a terceira maior cidade da Bulgária. Localiza-se no distrito de Varna e é banhada pelo mar Negro. Foi fundada pelos Milésios em princípios do século VI a. C. e sofreu sempre a influência dos povos vizinhos da Trácia. Ao término, continuação para Ruse, a “Pequena Viena da Bulgária”, historicamente conhecida pelos nomes de Rousse, Rustschuk ou Rusçuk. É conhecida por sua arquitetura dos séculos XIX e XX no estilo neobarroco. Após, continuação para Bucareste. Chegada, hospedagem e jantar.

10º Dia

15/09/18 - BUCARESTE

Após o café da manhã, visita panorâmica da cidade, incluindo o Palácio do Parlamento (entrada), o segundo maior do mundo depois do Pentágono em Washington, o Palácio Postal, o Palácio Real, o Arco do Triunfo, Kisseleff Boulevard, o museu da Aldeia (entrada). Visita ao centro histórico da cidade. Tarde livre. Retorno ao hotel, pernoite.

11º Dia

16/09/18 - BUCARESTE / SIBIU

Após o café da manhã, saída até Sibiu, visitando pelo caminho o Mosteiro de Curtea de Arges, mosteiro fortificado de Gozia, uma joia da arquitetura bizantina construída no séc. XVI e santuário da Família Real da Romênia. Continuação da viagem eté Sibiu. Chegada, hospedagem e jantar.

12º Dia

17/09/18 - SIBIU

Após o café da manhã, visita a esta cidade-museu, repleta de monumentos medievais. Capital Europeia da Cultura em 2007, é um dos mais importantes centros culturais da Romênia. Teremos a oportunidade de conhecer a Catedral Evangélica, impressionante construção gótica construída em 1520, a Catedral Ortodoxa, a Ponte dos Mentirosos, a Praça Maior e o Palácio Bruckental, ex-residência do governador da Transilvânia Samuel Von Bruckental. Término da visita e restante do dia livre. Retorno ao hotel para pernoite.

13º Dia

18/09/18 - SIBIU / ALBA JULIA / TURDA / SIBIU

Após o café da manhã, saída até Alba Julia, antiga capital da Romênia desenvolvida por Charles VI do Sacro Império Romano. No interior da fortaleza, está a catedral gótica católica, o mais representativo dos edifícios medievais em estilo gótico da Transilvânia. Em horário oportuno, continuação para Turda. Chegada e visita a sua espetacular Mina de Sal. Após, retorno para Sibiu.

14º Dia

19/09/18 - SIBIU / SIGHISOARA / BISTRITA

Após o café da manhã, saída até Sighisoara. Neste dia, continuaremos nosso tour pelo antigo principado da Transilvânia. Região de grande beleza cênica e rica história junto aos Cárpatos, segunda mais longa cadeia de montanhas europeias, que se estende por 1500 km na Europa Oriental. Durante o caminho, visita à Igreja Fortificada de Biertan. Já em Sighisoara, no coração da Transilvânia, cidade natal do príncipe Vlad Tepes, o Conde Drácula, tempo para visitas. É considerada uma das cidadelas medievais mais bonitas do continente europeu. Situada no alto da colina, com suas nove torres, ruas de pedras, igrejas e casarios, é uma joia do século XVI. Ao término desta visita, prosseguimento da viagem para Bistrita, considerada a Pérola da Transilvânia. Chegada e visita panorâmica à Praça Central

15º Dia

20/09/18 - BISTRITA / GURA HUMORULUI

Após o café da manhã, saída em direção a Moldava. À tarde, visita ao maravilhoso Mosteiro Moldavita, famoso por sua pintura exterior, fundado por Petru Rares no ano de 1537, com uma maravilhosa descrição da genealogia de Cristo. Ao término da visita, continuação para Gura Humorului. Jantar e pernoite.

16º Dia

21/09/18 - GURA HOMORULUI / Mosteiros

Após o café da manhã, visita a algumas igrejas pintadas de Bucovina, declaradas Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO: o Mosteiro de Sucevita, construído no século XIV, com seus delicados muros que passam a ideia de uma fortaleza; Voronet, também chamado de “Capela Sistina do Oriente”, construído por volta de 1487 pelo rei Stephan, o Grande, para celebrar a grande vitória contra o Império Otomano, um legado da arte bizantina com afrescos internos e externos em cores intensas. Retorno ao hotel para jantar e pernoite.

17º Dia

22/09/18 - GURA HOMORULUI / SUCEAVA / IASI

Após o café da manhã, saída em direção a Iasi para visitar a antiga Corte de Suceava e o Mosteiro Dragomirna. Chegada, jantar e pernoite.

18º Dia

23/09/18 - IASI/CHISINAU (MOLDÁVIA)

Após o café da manhã, saída em direção à fronteira de Sculeni com a Moldávia. Troca de ônibus e saída para Chisinau, capital da Moldávia, fundada em 1436 como um mosteiro-povoado, parte do Principado moldavo que, no início do século XVII, caiu sob o domínio otomano. Possui aproximadamente 600.000 habitantes. Chegada ao hotel e almoço no restaurante “Las Taifas”. Visita panorâmica da cidade e retorno ao hotel para pernoite.

19º Dia

24/09/18 - CHISINAU / ORHEIUL VECHI / CHISINAU

Após o café da manhã, tour ao Orheiul Vechi (Velho Orchei), com visita ao “El pátio Del Campesino”, o povoado Trebujeni, o povoado Butuceni e ao Mosteiro Rupestre. Almoço na “Casa din Lunca”, com programa folclórico. Retorno à cidade para pernoite.

20º Dia

25/09/18 - CHISINAU / HINCU / CAPRIANA / CRICOVA / CHISINAU

Após o café da manhã, visita aos Mosteiros Hincu e Capriana. Continuação para Cricova, cidade localizada 15 quilômetros a norte de Chisinau, famosa por suas adegas que a tornam uma atração popular para os turistas. A maior atração turística da Moldávia são, justamente, as minas de Cricova, cujo complexo subterrâneo de túneis alberga a maior adega do mundo, com mais de 120 km de armazéns de vinho. Achados arqueológicos sugerem que o cultivo de vinhas na Moldávia começou há pelo menos 3.000 anos. A viticultura é muito importante hoje, sendo responsável por 30% da receita de exportação do país. Com grande potencial para vinhos de qualidade, o país possui 7 regiões demarcadas, paisagem levemente ondulada e clima moderado pela brisa do Mar Negro. A cidade de Cricova foi registrada pela primeira vez em 31 julho de 1431, com o nome "Vadul-Pietrei" (montes "Stone"). Visitas e almoço em restaurante local. Ao final, retorno ao hotel, tempo livre e pernoite

21º Dia

26/09/18 - CHISINAU/BRASOV

Após o café da manhã, saída em direção à fronteira com a Romênia, com troca de ônibus em Leuseni. Traslado para Brasov, cidade medieval e antiga capital da Transilvânia. Hospedagem e jantar.

22º Dia

27/09/18 - BRASOV

Após o café da manhã, saída para Brand, para conhecer o Castelo do Drácula, castelo construído no século XIV. Tempo livre e retorno à cidade para visita à Igreja Negra, impressionante construção em estilo gótico.

23º Dia

28/09/18 - BRASOV / SINAIA / BUCARESTE

Após o café da manhã, saída em direção a Bucareste e, no caminho, visita ao Castelo de Peles, antiga casa de verão da família real da Romênia. Este foi construído no século XIX, durante o reinado de Carol I, onde há uma maravilhosa coleção de armas e objetos de arte. Visita ao Mosteiro Sinaia, o qual deu o nome à cidade. Foi construído durante o século XVII por ordem do Príncipe Mihail Cantacuzino, depois de sua peregrinação até o Monte Sinai. Continuação e chegada a Bucareste, com tempo livre para atividades pessoais. À noite, jantar de despedida.

24º Dia

29/09/18 - BUCARESTE / PARIS / SÃO PAULO

Após o café da manhã, tempo livre. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Paris. Chegada e conexão para São Paulo.

25º Dia

30/09/18 - SÃO PAULO / PORTO ALEGRE

Chegada em São Paulo e conexão para Porto Alegre. Chegada e fim de nossos serviços.

Fotos

Preços e Tarifas por Pessoa

CATEGORIA PRIMEIRA
Single Duplo Triplo
€ 5.685,00 € 4.625,00 € 4.625,00

Datas de Saídas

06 de Setembro de 2018

Observações

* IRRF não incluído no preço.

* Preço para um mínimo de 10 a 14 participantes
-------------------- Euros 5.475,00 + IRRF --------------------

O preço inclui
• Guia acompanhante desde o Brasil;
• Kit de Viagem;
• Seguro viagem – Plano Schengen;
• 22 noites de hospedagem com café da manhã;
• Transfer de chegada e saída com assistência;
• 15 refeições conforme o roteiro – 12 jantares e 3 almoços – não inclui bebidas;
• Maleteiro (1 mala por pessoa);
• Gorjetas aos guias e motoristas;
• Guias locais em português ou espanhol;
• Passeios e ingressos incluídos conforme itinerário.

O preço não inclui
• Excesso de bagagem;
• Despesas pessoais;
• Nada que não esteja mencionado como incluído;
• Despesa com documentação;
• Visto da Moldávia;
• Transfer de chegada e saída em data diferente a do programa.

Requisitos:
Passaporte com validade mínima de 6 meses

Hotelaria Prevista

CIDADE
Sofia
Plovdiv
Veliko Tarnovo
Varna
Bucarest
Sibiu
Bistrita
Gura Humorului
Iasi
Chisinau
Brasov

Notas

* Parte aérea e forma de pagamento: Sob consulta.